Pesquisa personalizada

quarta-feira, outubro 13, 2010

Comidas dos Orixás

Partilhar
A preocupação com o comer é uma constante na vida do ser humano, transformando-se, quase sempre, na sua ocupação principal. A sorte, a ajuda, os pedidos para uma boa colheita, boa caça, um bom trabalho, etc. fizeram também sempre parte das preocupações, e como forma de agradar aos Orixás a comida era “partilhada”, no sentido em que os Orixás também comiam do mesmo tipo de comidas, e desta integração surge a força, a base para os pedidos, para agradecimentos - as comidas dos Orixás - ONGE BILE – as chamadas comidas secas.
São estas as comidas que são hoje em dia dadas em oferenda aos Orixás, fazendo parte de maioria dos rituais nos quais se invoca a sua presença, a sua participação ou ajuda. Desde os simples Ebós e Oferendas até aos mais complexos rituais de Iniciação, a comida é sempre uma parte muito importante.

Os ingredientes que a compõem, a forma como é confeccionada, tudo tem o seu preceito próprio, e assim, uma determinada comida, que contém determinados elementos energéticos, é apropriada para este ou para aquele Orixá especificamente.

Entenda-se que o Orixá não come “fisicamente”, mas alimenta-se, isso sim, da energia e da vibração da comida que lhe é oferendada, porque esta integra determinados elementos que se coadunam com a sua própria energia, com o seu campo vibratório e características naturais.

Abaixo encontra alguns exemplos das comidas que são oferendadas e também a forma cuidada como são apresentadas nas entregas.
Comida de:


EXU: Pipocas, farofa de farinha de dendê, farinha com pinga, farinha com mel, bife no azeite de dendê, bofe, fígado, coração de boi, acaçá amarelo, carne assada, vinho e mel.


OGUM: Inhame, feijoada (em algumas nações), fígado, coração de boi, feijão fradinho, feijão preto, bagre com molho de camarão.


IANSA: Acarajé redondo frito no dendê, rodelas de inhame cozido refogado com dendê e cebola, amalá, feijão fradinho.

XANGO: Amalá, acarajé longos, rabada com camarão seco, cebola ralada, quiabos e azeite de dendê, caruru.

OBA: Acarajé, amalá, abara e ovos.

OXOSSI: Axoxo (milho de canjica vermelha cozida enfeitado com fatias de coco), frutas, espiga de milho cozido, pamonha

LOGUM EDE: Axoxo, omolucum, inhame

OSAIN: Feijão preto, farofa, mel e fumo

OBALUAIE / OMULU: Aberem, pipocas, feijão preto, feijão fradinho, bisteca de porco.

OXUMARE: Aberem, feijão com milho, feijão fradinho com ovos, inhame

OXUM: Omolucum, xinxim de galinha, Apeté, ovos cozidos, milho com coco.

YEMANJA: Ebô de milho branco com azeite doce ou mel, peixe cozido com pirão de farinha de mandioca, arroz cozido doce enfeitado com fatias de maça, manjar de maizena, canjica cozida branca e refogada com camarões e cebola com azeite de oliva

NANA: Acaçá, arroz, inhame, feijão fradinho, omolucum de feijão branco enfeitado com ovos cozidos cortados ao meio.

OXALA: Tudo branco, Ebô de milho branco sem sal,
(canjica branca), clara de ovos, Acaçá branco, rodelas de inhame cozido com mel.

Estaremos explanando melhor sobre vo assunto na página: Comidas dos Orixás.

4 comentários:

  1. mulher meu pai de santo me disse que oxum tambem come feijao macaça nao sei se é em todas as naçoes mas no muçanbique é assim.

    ResponderExcluir
  2. mulher qual a naçao de vç

    ResponderExcluir
  3. Nossa Ialorixá é da nação Kuetu e o Babalorixá é Angola.
    O feijão-caupi, também conhecido como feijão macaçar ou feijão-de-corda é cultivado predominantemente nas regiões Norte e Nordeste. O mesmo feijão é conhecido por nomenclaturas diferenciadas a depender da região.
    Bjs e obrigada pela visita ao nosso espaço.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo25/5/12

    oi queria saber oquer eu posso dá pra oxum e yemajá yabotó do agrado delas obrigada um abraço

    ResponderExcluir